Em seus 53 anos de existência a ACIE acompanhou enormes mudanças no Brasil, mas manteve o seu foco ao facilitar o trabalho dos sócios, oferecendo estrutura para uma relação dinâmica com autoridades, instituições e protagonistas da história brasileira.

Para conhecer suas origens, é preciso recuar até a década de sessenta do século passado e acompanhar a criação do Clube dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira – gênese da atual associação.

Ao longo desses anos, cada correspondente contribuiu de alguma forma ao contar a história dessas mudanças, com graus diferente de objetividade e subjetividade, criando uma denso tecido de fatos, interpretações e nuances.

O Brasil é um país onde há grande curiosidade sobre o olhar estrangeiro. Percebe-se um grande fascínio e interesse em observar e focalizar o olhar do observador de fora (que nós somos), e saber o que estes pensam.

Ser estrangeiro traz desafios em qualquer país, e ser jornalista desafios especiais. E o Brasil, certamente, é um bom lugar para ser correspondente, com belos horizontes em paisagens sem fim, um povo culturalmente rico e extremamente hospitaleiro e uma miríade de pautas para os jornalistas se debruçarem.

O papel desempenhado por uma associação de correspondentes muda com o tempo e as novas tecnologias; a facilidade com que podemos atuar em rede aumenta a sensação de autonomia de cada correspondente.

Esta independência não diminui o valor do colegiado tradicional, que oferece mais força e presença na hora de trazer autoridades e um meio efetivo para realizar atividades e eventos.

Portanto, conclamamos a todos a usufruir da ACIE, trazendo demandas novas e participando de nossas atividades, oferecendo também possibilidades para confraternização.

Nas próximas semanas, este website passará por uma reforma que, depois de concluída, trará mais vantagens em termos da canalização dos links e tweets das matérias feitas por correspondentes e promoverá compartilhamento de dados e conteúdos, seguindo nossa meta de facilitar o trabalho de todos.

Para encerrar, dedico este site a Carlos Tavares de Oliveira, um dos maiores apoiadores, e sócio de honra excepcional, cuja dedicação e amor para a  ACIE ajudou a associação a sobreviver e prosperar.

Um abraço.

Gareth Chetwynd

Presidente

CONTATO